Carregando

27.10.2020

Comitê de Processos

Você sabe o que acontece todo 5° dia útil de cada mês? O salário cai na conta, não é? Mas para que isso aconteça mensalmente, sem falhas ou atrasos, é preciso que vários processos aconteçam até que o dinheiro caia sorridente em nossas contas. Mas além de pagar os salários, uma empresa como a Digix tem muitas outras necessidades e, consequentemente, muitos outros processos para garantir que tudo funcione da melhor forma.

Em 2018, por meio de uma análise SWOT, percebemos que tínhamos muitos processos manuais e não registrados, principalmente nos departamentos administrativos. Esse cenário ocasiona retrabalhos, falhas, perdas de informações em caso de saída ou férias de colaboradores, é claro, prejudica a inovação. A partir daí, entendemos que a nossa Expedição 2024 só seria possível se olhássemos para nossos processos internos de forma mais estratégica, e assim nasceu o objetivo de “Melhorar a eficiência dos processos internos” que está lá no nosso Mapa Estratégico.

Desde então, criamos um projeto multidisciplinar de mapeamento de processos, realizamos uma monitoria com a Fundação Dom Cabral, aprendemos Gestão de Processos na teoria e na prática mas… ainda faltava algo: era preciso ter um comitê permanente para garantir que o esse projeto não morresse dentro da empresa. Por isso criamos o…

Comitê de Processos

O objetivo deste comitê é evidenciar as necessidades de melhorias nos processos internos da empresa através de indicadores e garantir o fácil entendimento deles por meio da padronização. E para tirar essa proposta do papel convidamos:

Anne Bartira – Desenvolvimento

Bárbara Borgmann – Gestão

Jucyele Sgorlon

Neli Dias

 

No dia a dia, esse time será responsável por:

> Garantir o alinhamento dos processos com as estratégias da empresa;

> Gerir o portfólio de processos;
> Acompanhar o redesenho de processos e dar suporte às áreas;
> Realizar a inspeção dos processos periodicamente;

> Acompanhar ações corretivas e preventivas identificadas;
> Capacitar colaboradores em gestão de processos;
> Dar suporte em ferramentas e técnicas;
> Acompanhar indicadores dos processos;
> Apresentar as melhorias dos processos e;
> Acompanhar e criar processos pelo BPM da Sênior.

Próximos passos:

O Comitê de Processos está criando uma plataforma que reunirá de forma detalhada materiais que ensinam o mapeamento de processos, seus conceitos, ferramentas e padrões adotados pela Digix. Além disso, o Comitê continuará acompanhando os departamentos que já estão mexendo com processos e, posteriormente, vai levar a palavra da Gestão de Processos adiante e instigar que outros times iniciem seus mapeamentos. 

Antes de finalizarmos este texto, é extremamente importante reforçar que este trabalho não veio para engessar nossas práticas ou burocratizar o nosso dia a dia. Muito pelo contrário: olhar para nossos processos tem trazido clareza aos envolvidos, otimizado tempo, reduzido falhas, facilitado a inovação e tornado times mais alinhados – e tudo isso é comprovado pelos indicadores que colhemos até agora. Processos são criados para atender às necessidades das pessoas e da empresa e não o contrário. Se isso não estiver acontecendo, o Comitê tá aí para ajudar!

Desejamos sucesso a esta iniciativa e, caso tenha alguma dúvida ou precise de apoio para mapear algum processo, basta procurar o Comitê!

 

01
01
00
00
00

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Deixe uma resposta

Relacionadas


Acesso a informações pessoais