Carregando

06.10.2020

Tech Leaders: quem são? onde vivem? o que fazem?

Aqui na Digix estamos constantemente analisando a satisfação de nossos colaboradores, seja pela GPTW, Pesquisa de Satisfação, Entrevista de Permanência e outros métodos mais informais ou pontuais. Esta análise faz parte da rotina do Time de Recursos Humanos e colabora muito na definição de estratégias futuras da empresa.

Durante a tabulação e análise dos resultados obtidos, percebemos que a estrutura atual do Desenvolvimento não estava atendendo às necessidades dos times e isso estava impactando na satisfação das pessoas e, consequentemente, nos resultados entregues pela área. A gestão, por sua vez, reforçou essa percepção e, apoiada pelo RH, trabalhou na concepção e desenvolvimento de uma solução para isso.

Até esse momento, tínhamos dados que comprovavam que aquela estrutura não estava legal, mas… o que exatamente não estava legal? Bom, resolvemos entender um pouco mais sobre a situação e, por meio de uma Pesquisa Diagnóstica e de conversas pontuais, ouvimos a percepção das pessoas em relação à estrutura atual e, com isso, chegamos às seguintes conclusões:

 

> Existe a necessidade de desenvolver novas lideranças e novos modelos de delegação e autonomia;

> Temos retrabalhos decorrentes de más decisões arquiteturais, de implementação ou ainda por falta de serviços comuns entre os times;

> Nossas funcionalidades estão incompletas e falta de padrões técnicos; 

> Falta de oportunidade para trabalhar com novas tecnologias e na evolução do produto;

> A evolução das pessoas e do produto está desalinhada;

> Ausência de auxílio técnico aos desenvolvedores;

> Existe pouca oportunidade e estímulo de troca de conhecimento.

 

Com a situação bem definida, olhamos para o mercado para entender como as empresas atendiam a essas necessidades dentro de suas estruturas. Depois de muitas discussões e alinhamentos, entendemos que ter responsáveis pela liderança técnica dos produtos e dos colaboradores poderia nos ajudar com esse desafio. Dessa forma, criamos um novo cargo: o Tech Leader.

 

Mas, Digix, o que faz um Tech Leader?

O Tech Leader, ou simplesmente líder técnico, é responsável pela saúde técnica dos produtos de software da empresa, liderando a escolha das implementações técnicas, promovendo o alinhamento de boas práticas de desenvolvimento de software entre os times e apoiando na evolução técnica profissional dos desenvolvedores, visando diminuir os custos com retrabalho, manutenção e o tempo de resposta às mudanças na estratégia do produto ou negócio da empresa.

 

E como funciona isso na prática?

Na prática, eles estarão próximos aos dev’s e dos produtos, buscando sempre:

 

> Garantir que a saúde técnica dos produtos de software esteja adequada às estratégias da empresa;

> Garantir a existência de uma cultura unificada e consistente de boas práticas de engenharia de software;

> Otimizar o esforço empregado no desenvolvimento dos produtos de software;

> Reduzir o retrabalho e desperdício no desenvolvimento de software;

> Otimizar os custos sobre o orçamento dos produtos de software;

> Apoiar o desenvolvimento técnico profissional dos desenvolvedores;

> Contribuir na criação de diferenciais competitivos nos produtos de software;

> Colaborar no processo de prospecção e desenvolvimento de novos produtos;

> Auxiliar na contratação de novos desenvolvedores para os times de desenvolvimento.

 

Quem são os Tech Leaders?

Como já foi divulgado pelo Slack, definimos o Renan, Vini Lima e Henrique para assumirem este novo desafio. Para isso, foi considerado o perfil para o cargo, de acordo com o objetivo e responsabilidades que explicamos anteriormente. O Recursos Humanos aplicou testes de perfil, analisou e discutiu bastante os resultados com a gestão da área para tomar a decisão. Além disso, são pessoas que se destacam na área, possuem um perfil inquieto, questionador e que entendem bem do negócio da Digix.

Dividimos os Tech Leaders da seguinte forma:

A partir de agora, vamos acompanhar essa mudança, sua efetividade e seus impactos de forma a validar se esse novo cargo vai resolver as questões levantadas no início deste trabalho. Em outras palavras, vamos acompanhar a entrega, aprender com ela e, se necessário, planejar novamente como sempre fizemos. 

 

Por fim, desejamos sucesso aos novos Tech Leaders e, caso tenha alguma dúvida sobre essa novidade, o Recursos Humanos está à disposição!

 

15
00
00
00
00

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Deixe uma resposta

Relacionadas


Acesso a informações pessoais