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13.10.2020

Um novo Marketing!

Planejar, entregar, aprender é um ciclo que nunca para aqui na Digix, afinal, entendemos que os avanços surgem a partir da melhoria contínua de tudo que fazemos. Como forma de dar continuidade a este ciclo, recentemente fizemos um trabalho focado no Time Marketing, propondo uma nova estrutura para resolver problemas que foram evidenciados em alguns de nossos processos.

 

Estrutura antiga

Antes deste trabalho, a estrutura do Marketing era dividida em dois subgrupos: 

 

Negócios – Luciana e Natália

Responsável por desenvolver, criar, executar e acompanhar estratégias e resultados relacionados às áreas Institucionais, Comercial e Branding.

Talentos – Lourem e Nayara

Responsável por desenvolver, criar, executar e acompanhar estratégias e resultados relacionados à Marca Empregadora, Comunicação Interna e Endomarketing.

 

Por meio da Pesquisa de Clima (GPTW), Retrospectivas, One a One e Entrevistas de Permanência, percebemos que essa estrutura não estava atendendo às necessidades do time e, consequentemente, da empresa. De forma mais específica, percebemos que:

 

> Faltava clareza das responsabilidades individuais;

> Os cargos não estavam bem definidos;

> Faltava um filtro e priorização de tarefas, o que gerava sobrecarga do time;

> Havia a necessidade de desenvolver conhecimentos estratégicos específicos.

 

Com essas informações em mãos, a Gestão, apoiada pelo RH, trabalhou na concepção e no desenvolvimento de uma solução para este cenário e, para isso, olharam para o mercado na intenção de entender como outras empresas organizam seus setores de Marketing. 

 

Estrutura nova

Após muitas conversas com representantes de outras organizações, um formato chamou a atenção: a House Agency”, ou simplesmente House. Além de ser mais um termo publicitário em inglês que reforça que essa classe não gosta de tradução, a House também é uma agência de publicidade interna, com cargos e fluxo de trabalho bem definidos. Para adaptar essa referência à nossa realidade, optamos por dividir o departamento de Marketing novamente em duas subáreas: House e Planejamento:

De forma mais visual, a organização do Marketing ficou assim:

 

Divisão das responsabilidades:

Lembra que falamos lá em cima que faltava clareza das responsabilidades individuais? Aproveitamos que a Descrição de Cargos estava rolando e usamos isso ao nosso favor. Olha só como ficaram as responsabilidades do time:

 

House 

Área responsável por garantir soluções criativas relacionadas a comunicação e divulgação da Digix, alinhada às diretrizes da marca e a cultura da empresa, atendendo as demandas dos departamentos. 

> Atendimento de marketing

 Nayara

Responsável por assegurar que a solução proposta pelo time e fornecedores atenda às necessidades dos demandantes e da empresa, pelo recebimento, alinhamento e priorização das demandas, garantindo informações necessárias para o desenvolvimento da atividade, a fim de aumentar a interação e a atração do público a nível nacional e alinhado ao orçamento disponível. Ela terá uma atuação semelhante a de um P.O, recebendo e priorizando todas as demandas do Marketing, ou seja, ela fará o “meio de campo” entre os clientes internos e o restante do time.

 

> Redação e analista de mídias sociais

   Angel

Responsável por garantir a presença da empresa nas redes sociais alinhada ao nosso posicionamento e objetivos estratégicos, pela implementação e manutenção da identidade verbal da empresa, criação verbal das peças e campanhas para demandas de endomarketing, comunicação interna, marca empregadora, marketing institucional e comercial, a fim de aumentar a interação e a atração do público a nível nacional e alinhado ao orçamento disponível.

 

> Design e analista de performance  

   Lourem e Luciana 

Responsáveis pela manutenção e implementação da identidade visual da empresa, criação visual das peças e campanhas para demandas de endomarketing, comunicação interna, marca empregadora, marketing institucional e comercial, pela gestão das redes sociais e por identificar o melhor canal e meio para atingir o público alvo, pelo desenvolvimento e acompanhamento dos indicadores, a fim de aumentar a interação e a atração do público a nível nacional e alinhado ao orçamento disponível.

 

Planejamento

Área responsável por garantir o posicionamento e atratividade da Digix e de seus produtos para seu público-alvo alinhado com as diretrizes da marca e planejamento estratégico.

> Analista de planejamento de marketing

   Natália

Responsável por planejar e desenvolver estratégias comerciais e institucionais de acordo com o público-alvo, por realizar estudos de mercado, pelo lançamento de produtos e por criar e acompanhar indicadores de eficiência das ações, apoiando no posicionamento da empresa, no relacionamento e prospecção de novos clientes a nível nacional alinhado ao planejamento estratégico e ao orçamento disponível.

 

Recentemente, divulgamos que a Comunicação Interna estava com o RH, lembra? Isso aconteceu porque, ao longo deste processo, percebemos que algumas atividades como Comunicação Interna e Marca Empregadora fariam mais sentido se fossem executadas pelo Recursos Humanos e, por isso, o time absorveu estas responsabilidades.

 

Com esta mudança, temos como expectativa trazer mais clareza sobre as responsabilidades individuais, reduzindo a sobrecarga de trabalho e aumentando a fluidez das atividades e de informações. Além disso, acreditamos que isso pode favorecer o desenvolvimento de especialistas dentro do Marketing e deixar o time ainda mais alinhado com a nossa Expedição Digix

Agora, o time segue em seu período de adaptação à nova rotina e, com o apoio do nosso pilar “planejar, entregar, aprender”, vamos acompanhar os resultados desta nova estrutura e melhorar a cada ciclo. 

 

Por fim, desejamos sucesso ao Time Marketing e, caso tenha alguma dúvida sobre essa novidade, o Recursos Humanos está à disposição!

 

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