Carregando

26.05.2020

Saúde mental | Você está cuidando da sua mente?

Jamais imaginaríamos viver um cenário como esse há meses atrás. Desde o momento que a pandemia chegou ao Brasil, nossa preocupação com nossa saúde aumentou, tanto a saúde física como a mental. Diante das incertezas e inseguranças, ocasionadas pela pandemia, é preciso estar atento ao bem-estar físico e psicológico e, como acalmar a mente nesse momento?

Eu reuni aqui algumas dicas e cuidados que podem te ajudar a manter o equilíbrio físico e emocional. Confira abaixo:

Respeite suas necessidades

Nosso corpo e nossa mente têm necessidades que devem ser entendidas e atendidas à medida que elas surgem. Está com fome? Coma. Está com sede? Hidrate-se. Está com sono? Durma. E, acima de tudo, não se culpe, respeite suas necessidades.

Muito se fala do aumento das queixas de sintomas relacionados à estresse, depressão e ansiedade diante do cenário que estamos vivendo. A necessidade de isolamento social mudou nossa rotina de trabalho, de lazer, a maneira como nos relacionamos com as pessoas, exigindo da gente novos aprendizados, autoconhecimento e criatividade para manter o equilíbrio.

E novamente digo: Não se culpe, relaxe! Isso vai passar 🙂

Medite

A melhor forma de relaxar é viver o momento presente, viva o agora. Como será o futuro? Não sabemos. A meditação é um excelente exercício para focar no momento presente. Estabeleça um momento na sua rotina diária para exercitar a meditação. No começo pode parecer difícil, mas é importante não desistir! Existem aplicativos que podem auxiliar na prática.

Tenha momentos de lazer

Momentos de lazer são importantes e devem ser mantidos no seu dia a dia. Portanto, identifique atividades que dão prazer e pense em como você pode incorporá-las à sua rotina. Além disso, esteja aberto à novos hábitos, descubra novos hobbies. Sente falta dos amigos e da família? Que tal chamar todo mundo pra uma videoconferência ou fazer algum jogo online? Esses momentos podem render boas lembranças.

Desenvolva novas habilidades

Esteja aberto também para novos aprendizados, existem muitas plataformas online que estão disponibilizando cursos e conteúdos de forma gratuita. Desenvolver novas habilidades é importante em qualquer tempo!

Se adapte com os filhos

Para mim, o maior desafio tem sido conciliar a vida profissional com a atenção exigida pelas crianças em casa. E, para conseguir lidar com isso, comecei a falar para mim mesma: Não se cobre tanto! As crianças também tiveram que mudar sua rotina, estão longe dos avós, primos e amigos e, apesar de estarem felizes pelo tempo que passam em casa, sentem falta da antiga rotina sim. Seja compreensivo com elas e pense em alternativas para fazer do tempo juntos, o melhor possível. Quais brincadeiras você gostava de fazer na sua infância e que pode ensinar para eles? E quais brincadeiras eles podem te ensinar? Quais vocês podem criar juntos?

Quanto à rotina de cuidados com a casa, relaxe…Não dá pra dar conta de tudo. Está tudo bem se a roupa não está passada ou se a louça está suja. O importante é você estar em paz. Vai passar…

Cuidado com excesso de notícias

Aproveita para filtrar as informações que está recebendo. Escolha uma fonte confiável de informação e passe a consultar somente ela. O excesso de notícias (e as fake news) geram ansiedade e insegurança, não queremos isso.

Cuide de você

Aprenda a conversar com você mesmo e assim, identificar o que você está sentindo. Perceba em que momentos você se sente feliz, em que momentos você sente medo ou aflição. Pense como você pode ressignificar o que te dá medo. Talvez, nesse instante, você precise abrir mão de algumas coisas, aquelas coisas que não te fazem bem e abra mão sem culpa!

No trabalho, esteja presente, faça pausas, se alimente e seja bondoso consigo e com os outros. Não se cobre tanto e tenha empatia pelos colegas. Esteja disposto a ouvi-los e lembre-se sempre: sua régua não serve de medida para os outros.

Não tenho medo de buscar ajuda

Pode ser que, mesmo assim, você não consiga se sentir bem. Se isso acontecer, peça ajuda, você não precisa dar conta de tudo sozinho(a)! Procurar um psicólogo com certeza vai te fazer bem.

Você sabia que a Digix tem convênio com o Terapia de Bolso? Nesse site você encontra atendimento psicológico por vídeo consulta, que é liberada pelo Conselho Federal de Psicologia, e oferece psicólogos para realizar atendimentos online com foco e tempo determinados. E o melhor, com o convênio da Digix o valor da consulta é R$45,00. Uma vantagem para cuidar da sua saúde mental! Confira em Convênios. #melhorparavocê 

E, por fim, entenda que o isolamento social é uma medida de segurança para evitar a proliferação do vírus, por isso é importante entender que só devemos sair de casa em caso de necessidade. Existem muitas pessoas que precisam sair de casa todos os dias para trabalhar, se você é uma delas lembre-se de seguir todas as recomendações para proteger sua saúde e a saúde das pessoas a sua volta. Se você pode ficar em casa, fique! Além de se proteger e proteger sua família, você contribui para a redução do risco de contágio das outras pessoas.

Espero que gostem das dicas pessoal!

Estamos longe, mas conectados.

Tathyanne de Almeida, Psicóloga e Gerente para Pessoas da Digix.

08
15
00
00
00

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

218 Comentários

  • ROSANGELA MARQUES DA SILVA disse:

    Tathyanne de Almeida você foi muito tranquila e falou de pontos marcantes nesse momento. Minha imensa gratidão à Digix que sempre está a frente e se preocupa com o bem estar, uma prova clara é a sua mensagem tão otimista. Gratidão à você também Tathyanne de Almeida por compartilhar suas sábias palavras. A todos o meu sincero abraço virtual e uma frase que tenho ouvido com frequencia: Isso também passará, aproveite todo momento e viva bem (Camila Zen).

  • SIMONE DOS REIS BARROS disse:

    A matéria tinha que vir de uma excelente Psicóloga
    . Matéria excepcional. ,Arrasou Thaty.
    Parabéns pela dedicação e preocupação.

  • OLMAR APARECIDO MOURA disse:

    Parabens , o compartilhamneto dessas informaçoes , sao muito bem vindas nesses tempos de pandemia precisamos muito de palavras positivas e orientaçoes para seguir em frente , Obrigado!

Deixe uma resposta

Relacionadas


Acesso a informações pessoais