Carregando

26.10.2020

Você + entrega de resultados = Ciclo de Evolução de Carreira

O Ciclo de Evolução de Carreira é um processo que permite aos colaboradores evoluírem dentro da sua função. No atual modelo, contamos com a participação do colaborador, time e gestão para promover e valorizar de forma clara, transparente e democrática aqueles que fazem a diferença e contribuem para o crescimento da empresa.

Nesse processo avaliamos quais foram os resultados entregues pela pessoa e o impacto desse resultado. É a forma dos nossos colaboradores evoluírem em sua função, subindo de nível, fazendo uma auto avaliação sobre os resultados entregues para a empresa.

 

Por que optamos por um processo assim?

Valorizamos a autonomia no nosso dia a dia e acreditamos que ela é fundamental nesse processo, pois assim cada um toma a decisão de se inscrever ou não e se torna principal responsável por seu crescimento profissional. Nós estimulamos que você seja o protagonista da sua carreira e, acima de tudo, que identifique e reconheça seus resultados.

 

O que mudou neste processo?

Conforme divulgamos no último Momento Digix, não teremos grandes alterações para este Ciclo. No início do ano, comunicamos o início de um trabalho de Descrição de Cargos que iria embasar uma mudança significativa neste processo porém, com a chegada da pandemia, o nosso cronograma foi afetado e essas mudanças não aconteceram a tempo deste Ciclo. Além disso, apesar da Descrição de Cargos estar em reta final, ela sozinha não será suficiente para deixar o Ciclo do jeito que gostaríamos e, por isso, com o apoio de uma consultoria, estamos construindo uma Política de Remuneração e a previsão de término deste trabalho é em Janeiro de 2021. Vale lembrar que tudo isso tem sido feito com base nos feedbacks dos Ciclos passados e que o objetivo deste trabalho é proporcionar cada vez mais clareza e autonomia ao Time Digix.

Apesar disso, vamos manter o nosso compromisso feito e garantir que o Ciclo de Evolução de Carreira aconteça ainda este ano.

 

Quais etapas do Ciclo?

1º etapa – Inscrição

Após identificar seus resultados entregues para seu time e para empresa, você se inscreve buscando clareza, objetividade e o impacto dessas entregas. Para isso, é importante que você descreva os resultados que justificam a sua inscrição e apresente dados que para auxiliar sua avaliação.

 

2º etapa – Avaliação dos pares

Você será avaliado por seus colegas de trabalho nessa etapa. Além do seu time, seu gestor indicará outros colaboradores para responder a sua avaliação. Nessa etapa, é muito importante que você lembre e incentive todos os seus colegas a responderem sua avaliação, a percepção deles vai contribuir para a decisão final.

 

3º etapa – Tabulação de resultados

Após avaliação individual e do time, o Recursos Humanos realiza a tabulação de todos os dados recebidos. De forma detalhada, é nesta etapa que as informações são organizadas e quantificadas de forma a facilitar a interpretação das respostas pela gestão.

 

4º etapa – Análise da gestão

Com os dados tabulados, a gestão terá um olhar do que a empresa espera dessa pessoa e os resultados descritos. (Por isso, mais uma vez reforçamos a importância dessas descrições.) O time da gestão analisa cada caso em conjunto, questionando o gestor direto a fim de garantir que a decisão a ser tomada seja assertiva. É importante reforçar que seu gestor direto tem um peso maior na decisão.

 

5º etapa – Feedback

O seu gestor irá te informar se a sua inscrição foi aprovada ou não juntamente com a justificativa desta decisão. É nessa etapa também que seu gestor deixará claro, em caso de evolução de nível, quais os próximos passos da sua carreira e, se for negativo, quais são as evoluções esperadas para uma aprovação no próximo ciclo.

 

Devo me inscrever no Ciclo apenas para receber feedback?

Algumas pessoas têm a prática de se inscrever no ciclo apenas com o objetivo de colher um feedback mais estruturado do gestor, sem a certeza dos resultados entregues naquele semestre. Porém, acreditamos que o feedback é uma prática contínua e pode ser solicitado a qualquer momento para o seu gestor ou colegas.

O Ciclo de Evolução serve para avaliar seus resultados com o objetivo de identificar se está pronto para ser promovido. É um processo estruturado e que envolve o time de RH e todo time da gestão para analisar cada caso, ou seja, demanda tempo e muito trabalho.

Não se inscreva com a premissa do “não eu já tenho”. Peça feedback sempre que sentir a necessidade, pois isso vai te direcionar melhor em suas iniciativas de desenvolvimento na carreira.

 

Qual a importância de responder a avaliação de um colega?

Sua avaliação vai ajudar a gestão e dar mais embasamento para a decisão. Ao preencher a avaliação de um colega, busque clareza e objetividade em seus critérios. Analise os resultados do avaliado e pense: se a decisão estivesse em suas mãos, você acredita que seu colega está apto a promoção?

 

Estou apto e não fui promovido devido a falta de orçamento. Como será o próximo Ciclo?

Se o seu gestor comunicou que você está apto a uma promoção, porém não foi promovido devido a falta de orçamento, no próximo Ciclo você estará automaticamente aprovado no processo. Os resultados considerados serão os descritos no último processo e, caso tenha tido outros resultados que gostaria de detalhar com a possibilidade de subir mais níveis, você poderá se inscrever novamente. Assim como nos anos anteriores, neste Ciclo o orçamento disponível é de 20 mil reais.

 

Qual vínculo do PDI com o Ciclo?

O PDI é uma ferramenta para te ajudar a se desenvolver e evoluir e acreditamos que esse seja um dos meios que colaboram para o desenvolvimento de suas habilidades profissionais. Apesar de contribuir para a sua evolução, o PDI não garante uma aprovação no Ciclo.

Para te auxiliar, criamos esse fluxo: 

 

Nós estimulamos que você seja o protagonista da sua carreira e, acima de tudo, que identifique e avalie seus resultados.

 

Cronograma

> Inscrição: 30 de Outubro a 08 de Novembro (para se inscrever, clique aqui!)

> Avaliação dos pares: 09 a 22 de Novembro

> Tabulação: 23 a 26 de Novembro

> Análise dos resultados: 27 de Novembro a 08 de Dezembro

> Feedback: 09 a 17 de Dezembro

> Momento Digix: 18 de Dezembro

Qualquer dúvida sobre esse processo, o time de Recursos Humanos está à disposição!

 

11
05
00
00
00

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Deixe uma resposta

Relacionadas


Acesso a informações pessoais